O que é Aneurisma Cerebral
Aneurisma é uma patologia provocada pela dilatação anormal da parede de uma artéria (um vaso sanguíneo que carrega do coração para outras partes do corpo, sangue rico em oxigênio). Quando o aneurisma ocorre em uma artéria do cérebro, é chamado de aneurisma cerebral.
Sintomas do Aneurisma Cerebral
A maior parte dos aneurismas cerebrais não produz nenhum sintoma, só quando ficam grandes e começam a vazar sangue ou se rompem. Quando crescem muito, podem se romper, e causam um sangramento, muitas vezes fatal. Se chegarem a romper-se, causam derrame (com sintomas de dor de cabeça forte e súbita, vômito, náusea, pescoço duro e fraqueza em determinada área do corpo, visão dupla ou outras alterações na vista, dificuldade para falar, perda de consciência, coma ou morte). O aneurisma pode também ser resultado de uma arteriosclerose. Qualquer um desses sintomas requer atenção médica imediata.
O resultado do rompimento do aneurisma cerebral é uma patologia chamada de acidente vascular cerebral hemorrágico ou AVC (o famoso derrame na linguagem popular).
Estima-se que de 1 a 5% dos adultos têm aneurisma cerebral entre a quarta e quinta década de vida. Mas há uma incidência maior no sexo feminino. Raramente acontece na infância e raramente tem caráter familiar.
Existem alguns fatores de risco para o aneurisma: fumo, histórico familiar de aneurisma ou qualquer doença cardíaca, pressão muito alta entre 35 e 60 anos e uso de entorpecentes como cocaína.
Na escala abaixo podemos prever alguns dos sintomas de evolução após a ruptura
1º Grau: Dor de cabeça leve e leve sensibilidade à luz. Chance de Sobrevivência 80%
2º Grau: Forte dor de cabeça, forte sensibilidade a luz, pequena preguiça. Chance de Sobrevivência 60%
3º Grau: Forte dor de cabeça, forte sensibilidade à luz, preguiça forte. Chance de Sobrevivência 50%
4º Grau: Começo de estado vegetal. Chance de Sobrevivência 20%
5º Grau: Coma Profundo, moribundo. Chance de Sobrevivência 10%
Tratamento Aneurisma Cerebral
Há duas formas de tratamento de pacientes com aneurismas: o tratamento clínico ou o tratamento cirúrgico.
O tratamento clínico é o de menor risco mas tudo isso vai depender do grau e estágio que se encontra o aneurisma. Um aneurisma cerebral pode vir a causar dores de cabeça muito fortes e visão prejudicada.
Se acontecer do aneurisma romper então é o caso do tratamento cirúrgico devido ao sangramento que pode causar um derrame cerebral.
A cirurgia pode ser muito ariscada mas isso depende do lugar onde o aneurisma se encontra e se ele está infectado também, o que aumenta ainda mais o risco e a urgencia na cirúrgia.
Vídeo sobre Aneurisma Cerebral
Abaixo vemos um vídeo do programa Globo Repórter da TV Globo falando sobre o Aneurisma Cerebral.
A reportagem foi feita na Clínica Interneuro que fica em Belo Horizonte.
[…] produz nenhum sintoma. Só quando ficam grandes e começam a vazar sangue ou se rompem. Quando crescem muito, podem se romper e causam um sangramento, muitas vezes fatal. Se chegarem a se romper, […]