O que é Alcoolismo?
A ingestão ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas ao ponto que foge do normal interferindo em relacionamentos familiares, emprego ou em qualquer aspecto da vida da pessoa de maneira negativa pode ser considerada alcoolismo, sendo uns dos problemas que custa mais caro para os países do mundo perdendo apenas para ao tabagismo.
No Brasil, cerca de 15% da população é alcoólatra. Mas por ironia, nesses últimos dez anos, o consumo de bebidas alcoólicas aumentou entre os adolescentes, entre 18 a 25, onde 60% são os atuais maiores consumidores, os universitários.
O alcoolismo já atinge dois bilhões de pessoas no mundo, levando-as à violência, ao suicídio, à transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, ao coma alcoólico e até à morte, segundo a presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas, Dra. Ana Cecília Marques.
Providências devem ser tomadas e de caráter urgente. Deve-se saber ministrar devidamente fiscalizações em bares durante a madrugada. Prover policiais verificando documentos para evitar que menores estejam comprando bebida indevidamente evitando assim o alcoolismo na juventude. Mas também é importante trabalhar em conjunto com a mídia, criando campanhas educativas, veiculando propagandas informativas. É necessário também educar os pais para que tenham atitudes condizentes com a educação que realmente querem dar a seus filhos. Todos devem trabalhar juntos: famílias, escolas, sociedade, empresas e governo no combate ao alcoolismo.
Tratamento do Alcoolismo
Nosso modelo de prevenção e tratamento do alcoolismo está na berlinda. Há grandes falhas em nossas leis quando deve restringir a venda de bebidas a adolescentes e falta de preparo para fazer o diagnóstico precoce em dependentes. O quadro se encontra em um nível tão preocupante que um deputado propôs uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a suposta omissão do poder público no combate ao alcoolismo.
Há a necessidade de restringir o aparecimento de novos dependentes utilizando campanhas de conscientização, para que o número de jovens consumidores diminua consideravelmente, dizem os especialistas.
No Brasil, tem sido feito um trabalho exemplar, como a criação da Semana Nacional do Combate ao Alcoolismo, que ocorre todo mês de fevereiro.
Segundo Marta Ana Jezierski, diretora do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas, “é necessário ser feita uma campanha nacional contra o alcoolismo tão séria quanto foi a do fumo”.
E para aqueles que já sofrem e demostram os sintomas do alcoolismo a solução mais indicada é a internação em clinicas especializadas no tratamento de dependentes químicos que pode ser feita por vontade própria do dependente ou em casos extremos por internação involuntária.
Para casos mais amenos pode se procurar um grupo de ajuda também como os alcoólicos anônimos que presta suporte moral a pessoas que sofrem desse mal.
Veja no vídeo abaixo uma matéria sobre o alcoolismo:
Interessante.
Muito obrigada, Carlos. Grande Abraço