Sabe aquela fome que bate no meio da noite? Aquele “assalto” que todos nós fizemos na geladeira? Pois bem, ele é mais comum do que se pensa. O problema não é comer no meio da noite, o problema é que este tipo de alimentação, no meio do sono, pode prejudicar a saúde e resultar em alguns quilos extras.

Nosso corpo tem um funcionamento harmônico e tem como prioridade a sobrevivência. Uma pessoas que passa muito tempo sem se alimentar, vai usando as reservas que tem para gerar energia. Estas reservas são a glicose, as gorduras e em casos de maiores períodos sem se alimentar, a massa magra (músculos). O primeiro e o segundo caso, são absolutamente normais e pessoas com sobrepeso até buscam eles. O problema é quando se perde massa magra, diminui o metabolismo e a eficiência do corpo. Ou seja, isso não é nem um pouco indicado e deve ser combatido.

Por outro lado, quem come mais do que deve, tem o oposto, que é o acúmulo de gordura, principalmente. Para você que gosta de comer no meio da noite e não quer descuidar do corpo, selecionamos algumas receitas que podem ser ingeridas sem culpa, confira:

  1. Frutas: uma das opções mais indicadas, por serem de fácil absorção pelo corpo, serem altamente nutritivas, são prática para serem consumidas. Mas cuidado para não exagerar. Muitas pessoas acham que pelo fato de as frutas serem saudáveis, podem ingerir sem a menor preocupação. Lembre-se que em excesso tudo faz mal. Comer uma maçã ou uma banana no meio de madrugada não tem o menor problema. Mas exagerar e comer várias delas vai prejudicar sua saúde;
  2. Salada: Outra opção leve, saudável e de fácil preparo. Prefira sempre as saladas cruas e opte por folhas, verduras ou legumes leves. Tome cuidado com os temperos, pois eles podem tornar a refeição pesada e gordurosa. Prefira a salada in natura ou no máximo com uma pitada de sal. Se você tiver o costume de comer de madrugada, deixe a salada pronta antes de dormir, para não espantar seu sono;
  3. Iogurte: a bebida feita a base de leite é uma opção rápida e saudável para os lanches da madrugada. Dê preferência ao Iogurte natural e não as bebidas lácteas, facilmente confundidos.  Beba in natura e não adicione açúcar;
  4. Pão integral: como ele demora mais tempo para ser absorvido pelo corpo, já que é um carboidrato complexo, ele irá fazer seu sistema digestivo trabalhar menos e assim você terá um sono mais tranquilo. Só tome cuidado para não usar doces, nata, maionese ou outros, pois estes alimentos são ricos em açúcar ou gorduras. Opte pelo pão com uma fatia de queijo sem gordura ou peito de peru.

Opte sempre por alimentos leves, sem açúcar, sal ou gorduras demais, pois assim você evita problemas com o sono e com a balança. Alimentos pesados ou de difícil digestão farão seu sistema digestivo trabalhar em excesso, dando oportunidades para problemas aparecerem também.