Prouni 2013O Prouni (Programa Universidade para Todos) distribui todos os anos milhares de bolsas de estudos em faculdades, universidades e centros universitários particulares de todo o país, para estudantes de baixa renda.

O programa acontece duas vezes por ano, uma para o primeiro e outra para o segundo semestre escolar.

Para participar do Prouni e concorrer a uma bolsa é necessário, além de ter renda familiar máxima de três salários mínimos por pessoa, ter prestado o Enem e obtido média mínima de 450 pontos e mais que zero na redação e ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista. Professores da rede pública de ensino e portadores de deficiência também têm direito de participar.

No primeiro semestre de 2013 o Prouni ofertou mais de 160 mil bolsas, espalhadas por 1.078 instituições de ensino de todo o Brasil. Quase 1 milhão de pessoas foram inscritas.

Números do Prouni para o Segundo Semestre

Para o segundo semestre foram confirmadas 55.658 bolsas integrais e 34.352 bolsas parciais, totalizando 90.010 bolsas de estudos.

As inscrições foram do dia 21 de junho até as 23h59 do dia 25 de junho e foram feitas pela internet, no site oficial do Prouni.

Na inscrição são pedidos alguns dados, como documentos, portanto é interessante tê-los a mão.

A primeira chamada foi no dia 28 de junho e os selecionados teriam até o dia 5 de julho para fazerem a comprovação dos dados apresentados na inscrição.

A segunda chamada acontecerá duas semanas depois da primeira, no dia 13 de julho. Os alunos terão o período de 15 a 19 de julho para comprovarem os dados.

Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das chamadas poderão se inscrever na lista de espera, cuja data ainda não foi divulgada.