Olimpíadas 2016A expectativa para a realização de um dos maiores eventos do mundo toma conta da cidade do Rio de Janeiro. As Olimpíadas 2016 se aproximam e atletas do mundo inteiro se preparam para desembarcar na cidade maravilhosa atrás de medalhas, records, superações e lembranças. Serão 15 dias onde o foco do mundo estará aqui!

Mas será que veremos a Bandeira do Brasil no mais alto mastro com muita frequência durante a competição? A tradição diz que os organizadores do evento costumam se sair muito bem no quadro final de medalhas. Existem as potências como EUA e China que são quase que imbatíveis, porém, os anfitriões não costumam fazer feio em suas participações.

Porém, o Brasil terá dificuldades para manter esse desempenho de muitas medalhas que os donos da casa obtiveram nas últimas olimpíadas. O temos está pautado no fraco investimento que é feito em esportes olímpicos em nosso país. Poucos são os esportes que conseguem se destacar em alto nível e que podem nos dar esperanças de medalhas em 2016.

Entre os esportes que podemos apostar destaca-se o vôlei – seja o masculino ou feminino, de quadra ou de praia. Nossos histórico nessa modalidade é uma credencial para o lugar mais alto do pódio. O futebol também é uma esperança de medalhas – e esse é um título que esse esporte ainda não tem (nem com homens, nem com as mulheres).

Dá para notar que os esportes coletivos estão entre as principais forças do nosso país. Porém, atletas de outras modalidades sofrem com a falta de apoio e estrutura para se prepararem de forma adequada para que possam competir em condições de igualdade com outros países. São corriqueiras as notícias que dão conta de atrasos em pagamentos de salários ou patrocínios ou a negligência com a estrutura física.

Temos que dar muita atenção para esportes que não possuem tanto prestígio entre torcida e patrocinadores privados, mas, que mesmo assim, ainda conseguem resultados expressivos, como as medalhas de ouro no atletismo, com Maurren Maggi e com Artur Zaneti na ginástica.

Vamos torcer para que o legado que costuma ficar, após eventos como esse, possa trazer uma nova realidade para nossos atletas. Que eles possam ser remunerados e tenham condições para lutar por resultados expressivos e contra atletas de alto nível. Um país que possui uma política de esportes bem definida consegue evoluir em outros tantos campos, trazendo resultados significativos para a vida dos cidadãos.