Enem 2013O Enem vem crescendo a cada ano, quando foi criado, em 1998, tinha apenas a função de avaliar o ensino brasileiro através de estudantes que estavam concluindo o ensino médio, mas a medida que os anos foram passando o exame foi se desenvolvendo e ganhando mais importância.

Hoje o Enem é usado como vestibular pela maioria das universidades públicas do país, é requisito para participação de programas como Prouni e Fies, fornece Certificado do Ensino Médio e recentemente se tornou exigência para a participação do Ciência sem Fronteiras.

O Enem 2013 será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, seu período de inscrições foi de 13 a 27 de maio e o número de inscritos bateu o recorde. Foram 7.834.024 inscrições, maior número em toda a história do Enem.

Depois do término do período de inscrições, os estudantes ainda tinham o prazo de dois dias para pagarem a taxa de R$35,00, cobrada daqueles que não concluirão o ensino médio em 2013 e não possuem baixa renda. A porcentagem de candidatos que confirmou a inscrição fazendo o pagamento dessa taxa também superou os outros anos, que ficava entre 86% e 89% dos inscritos, tendo 92% confirmados.

As expectativas do Enem 2013

O Ministério da Educação esperava para o Enem 2013 cerca de 6,1 milhões de candidatos, mas sua expectativas foram superadas em quase 2 milhões. O aumento do número de pessoas que farão o exame em outubro levou o ministério a pensar em medidas rápidas de aperfeiçoamento.

A impressão dos cadernos de prova terá que ser repensada, a quantidade de locais para aplicação do exame terá que aumentar e as pessoas trabalhando na aplicação e correção também. A qualidade do Enem 2013 deve ser melhor que nos outros anos.

Diante dos problemas que já ocorreram no Enem de anos passados, como as falhas nas correções em 2012, o exame tem se preocupado cada vez mais em melhorar. Mais uma das mudanças para 2013 será a correção das provas, que será feita com mais rigor.

O Enem 2013 promete ser o maior e melhor de todos os tempos.